quinta-feira, 4 de março de 2010

Quando o mito é usado em nome de uma causa



O grafite acima foi pintado há alguns anos na parede de uma lanchonete na região central de São Paulo. Ele é uma demonstração da possibilidade do uso de figuras míticas como símbolo de causas políticas, sociais ou simplesmente para sugerir o debate sobre determinado tema na sociedade.

Pela ideia que o autor expressou - com a clara intenção de denunciar a condição marginalizada de negros em grandes cidades -, tem-se uma noção de como o uso de imagens fortes e conhecidas como esta pode provocar reação em quem vê o grafite. O grafiteiro, identificado com movimentos sociais engajados na luta dos direitos dos negros, chama a atenção para o "orgulho negro" (o texto é direto, carregado de ironia).

Ao final, nomeia de "Saci Urbano" a parcela da população que sofre discriminação em batidas policiais e outras abordagens nas ruas da cidade.

O espaço urbano das metrópoles pode ser usado por seus habitantes para expressar ideias, discutir conceitos ou simplesmente vender produtos - em São Paulo um pouco menos por conta das restrições legais para publicidade.

Um comentário:

cidojacksom disse...

Cidojacksom p/Djair,Realmente Voce e um Genio,é o cara,está tudo muito bom,Abraços do Grande Amigo André.8603-1673